LIFE SOS Pygargus

Projeto LIFE SOS Pygargus

Apresentação

A águia-caçadeira, classificada como “Em Perigo” de extinção em Portugal e “Vulnerável” em Espanha, é uma rapina migradora que passa o outono/inverno na África subsaariana e a primavera/verão na Europa e Ásia Ocidental, sendo que a Península Ibérica alberga grande parte da sua população ocidental. O forte declínio da população desta ave de rapina é resultado sobretudo de alterações nas práticas agrícolas e predação. Em Portugal, a redução significativa de áreas de produção de grão para expansão da produção bovina tem resultado numa perda de habitat adequado para a espécie. A águia-caçadeira é então forçada a reproduzir-se em culturas forrageiras, onde o corte precoce, em plena época reprodutora, destrói involuntariamente os ninhos feitos no solo. Por ser uma espécie muito dependente de áreas agrícolas para a sua sobrevivência, os agricultores têm um papel chave na sua conservação. 

O projeto LIFE SOS Pygargus vai proteger esta que é uma das espécies terrestes mais ameaçadas da fauna ibérica e que desempenha um papel fundamental nos ecossistemas, garantindo o seu bom funcionamento e beneficiando as comunidades rurais, nomeadamente os agricultores, através do consumo de insetos e pequenos roedores. Junta, assim, conservacionistas, investigadores, agricultores, entidades públicas e privadas e empresas ibéricas num esforço transfronteiriço sem precedentes para conservar esta rapina icónica das searas.

Objetivos

Melhorar o estado de conservação da águia-caçadeira em Portugal e das populações transfronteiriças;

Adaptar as práticas agrícolas ao ciclo reprodutivo da espécie, promovendo o uso de variedades de cereais e forragens que são mais compatíveis com as suas necessidades ecológicas;

Reduzir significativamente a mortalidade e a destruição de ninhos, com uma meta de redução de 75% na mortalidade e aumento de 50% na população reprodutora;

Promover a consciencialização pública sobre a importância da conservação da águia-caçadeira, bem como fomentar a cooperação entre Portugal e Espanha para a conservação transfronteiriça desta ave.

Público Alvo

Agricultores em Portugal e Espanha

População em geral

Decisores políticos

 

Duração

2024 – 2030

O início do projeto está previsto para o dia 01/09/2024.

Contactos

936 436 948 

geral@vitanativa.org

Comunicado de Imprensa - Aprovação do Projeto