Travar as Invasoras

Travar as Invasoras

Apresentação

O projeto “Travar as Invasoras: Captura e Remoção de Tartarugas Exóticas Invasoras” foi implementado no âmbito do Aviso n.º 11545/2023, publicado no Diário da República n.º 115, 2ª série, de 15 de junho de 2023 “Projetos de erradicação e controlo de espécies invasoras prioritárias”, alterado pelo Despacho n.º 6723-A/2023, de 21 de junho.

Desenvolvido pela Associação Vita Nativa, este projeto teve como objetivo capturar e remover tartarugas exóticas invasoras da Lagoa de São Lourenço, a maior massa de água doce no concelho de Loulé. Estas tartarugas têm um impacto devastador na fauna e flora autóctones, competindo por recursos e transmitindo doenças, pelo que a sua remoção tem um impacto positivo no estado de conservação do património natural local.

Além das ações de controlo populacional, o projeto incluiu o uso de DNA ambiental para uma deteção precoce destes espécimes no ecossistema e uma componente de sensibilização ambiental, que visa desencorajar a compra e o abandono destas tartarugas exóticas.

Objetivos

Remover espécies exóticas e invasoras responsáveis pela extinção de espécies nativas e pela degradação de ecossistemas ameaçados.

Alertar para os efeitos nefastos que as espécies exóticas invasoras têm nos ecossistemas.

Divulgar a proibição da utilização de espécies invasoras como plantas ornamentais ou animais de companhia.

Público Alvo

Público em geral, gestores de espaços públicos, nomeadamente municípios e juntas de freguesia.

Ações

Controlo populacional.

Sensibilização Ambiental:

  • Desenvolvimento de posters educativos e distribuição pelas escolas;
  • Criação e instalação de painéis informativos, não só nas lagoas onde se procedeu à remoção das tartarugas invasoras, como também em locais onde é frequente o abandono destes animais no Algarve.
  • Implementação de uma exposição itinerante.
  • Dinamização de ações de sensibilização ambiental em escolas do concelho de Loulé.
  • Desenvolvimento de uma campanha junto de Lojas de Animais para a aplicação de selos de garantia “Loja sem Invasoras”.

Duração

setembro 2023 a março 2025

Contactos

geral@vitanativa.org